Você está visualizando atualmente 14ª SESSÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERÍODO LEGISLÁTIVO DE 2023

14ª SESSÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERÍODO LEGISLÁTIVO DE 2023

A 14ª Sessão Ordinária do primeiro período legislativo de 2023, teve como pauta os seguintes requerimentos apresentados pelos vereadores para discussão e votação em plenário nesta quarta-feira, 17 de maio de 2023.

1º EXPEDIENTE

A sessão foi dirigida pelo presidente Manassés Bruno, que deu sequência à pauta apresentada pelos vereadores durante a semana.

INDICAÇÃO

Nº 08/2023 Autoria do vereador Melquisedeque Azevedo, requer a prefeitura municipal através da secretaria de infraestrutura que faça a organização do trânsito da Rua Pedro de Azevedo Cruz nos dias de sábado nesta cidade.

Nº 09/2023 Autoria do vereador Melquisedeque Azevedo, requer a prefeitura municipal através da secretaria de Educação que providencie a implantação de cursos preparatórios para o Enem nesta cidade.

Explicação da indicação 08/2023 solicita à prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, que seja realizada a organização do trânsito na Rua Pedro de Azevedo Cruz nos dias de sábado nesta cidade. A proposta visa melhorar a fluidez e a segurança viária nessa via específica, que apresenta desafios em relação ao tráfego nos fins de semana. Ao implementar medidas de organização do trânsito, como eventualmente o redirecionamento de fluxo em áreas específicas, pretende-se minimizar congestionamentos, acidentes e possíveis transtornos para os motoristas e pedestres que utilizam essa rua aos sábados. Com essa ação, busca-se garantir um ambiente mais seguro e eficiente para todos os usuários da via, contribuindo para uma melhor qualidade de vida na cidade.

Explicação da indicação 09/2023  requer que a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Educação, providencie a implantação de cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta cidade. A proposta tem como objetivo oferecer aos estudantes locais a oportunidade de se prepararem adequadamente para o Enem, uma avaliação fundamental para o acesso ao ensino superior. Por meio desses cursos preparatórios, os estudantes terão acesso a conteúdos específicos, orientação pedagógica e recursos que os auxiliarão na preparação para o exame. Além disso, a disponibilidade desses cursos na cidade facilita o acesso dos alunos, tornando-os mais acessíveis e eliminando possíveis barreiras geográficas ou financeiras que poderiam limitar o acesso a materiais de estudo e orientação adequada. Com essa iniciativa, busca-se promover a igualdade de oportunidades educacionais e contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, preparando-os de forma mais eficaz para o Enem e aumentando suas chances de ingressar em instituições de ensino superior.

Expediente Ordem do Dia:

Projeto de Resolução 01/2023 que dispõe sobre alteração do regimento interno da câmara. (Aprovado por unanimidade)

Grande Expediente

Adolfo Guimaraes: Parabeniza a secretaria de assistência social pela belíssima festa realizada no último sábado para o dia das mães, onde todas as mães saíram satisfeitas e felizes pela boa recepção e presentes. Com agradecimentos ao prefeito Chicão Bernardo pela conclusão dos serviços de revitalização do Calçamento em Queimada, restauração de estrada do Sítio Matias que em época de chuva ficava impossibilitado transitar naquele setor.

Anselmo Tavares: O vereador está extremamente satisfeito com a aprovação do piso salarial para os profissionais da área de enfermagem. Essa conquista representa um reconhecimento justo e necessário para esses profissionais que desempenham um papel fundamental na sociedade, cuidando da saúde e do bem-estar da população. O piso salarial garantirá uma remuneração adequada e valorizada, refletindo o esforço e a dedicação desses profissionais em sua importante atuação.

Eduardo Custódio: Apresentou suas solicitações sobre a retirada de documentos, ampliação das redes de água.

Melquisedeque Azevedo: Aos agradecimentos a diretora da Escola Dom Adalto pela reunião com as autoridades municipais para saber do bem-estar dos alunos, que irá ser remarcado outra reunião, tendo em vista que por motivos maiores a reunião não foi concluída.

Dé de Danda: Reafirma sobre a ampliação que será feita no Cemitério Municipal, sobre a Creche Municipal que está prestes a ser construída para conforto das crianças de nosso município, parabeniza a secretaria de assistência social pela linda festa do dia das mães, também ressalta aos trechos que foi reformulado em diversos locais do município para melhorar a locomoção dos moradores.

Manassés Bruno: Demonstrou pêsames em nome de todos os vereadores ao conselheiro tutelar Everaldo pela perda de sua filha, ao amigo Valério pelo falecimento do seu pai, encerra sua fala sobre as reinvindicações como: instalação de câmeras, implantação de ciclovias, implantação de mata-burro, dentre outros..